Encontros Ibéricos de Tradição e Cultura

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A História

Em 1953, um grupo de funcionários dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) criou a Casa do Pessoal, uma instituição de solidariedade social que tinha como objectivo principal ajudar a colmatar as necessidades dos que trabalhavam nos HUC, nomeadamente ao nível da criação de um infantário.
O espaço reservado às crianças é ainda hoje a grande aposta da Casa do Pessoal, que dispõe de uma das mais modernas instalações de creche e infantário da região. Um total de 180 crianças ocupa as diversas salas que, no entanto, não chegam para dar resposta a todas as solicitações. As inscrições chegam a ser feitas quando as mães ainda estão no início da gravidez, mas as vagas não chegam para todos. "Não sei se outro espaço semelhante chegaria", reconhece José Gomes Hermida, presidente da Casa do Pessoal, lamentando, porém, não ter, no imediato, "possibilidade de criar alternativas".
Mas esta associação, com mais de meio século e cerca de 2800 sócios (mais de metade do número de funcionários dos HUC), há muito que se começou a preocupar com outros aspectos que contribuam para o bem estar dos sócios. Num espaço muito aprazível, situado no complexo dos HUC, mas longe de fazer alguém sentir que está junto de um hospital, a sede da Casa do Pessoal dispõe do infantário, de um requintado restaurante com preços acessíveis - aberto ao público em geral - ginásio, campo de jogos e parque de merendas.
Por um euro por mês, para os activos e de cinquenta cêntimos para os aposentados, os sócios podem usufruir de todos os espaços, uns gratuitamente, outros pagando valores muito abaixo do mercado, como é o caso do ginásio.
Uma das grandes referências da Casa do Pessoal, do ponto de vista dos sócios, é, sem dúvida, o Grupo Etnográfico que ainda recentemente representou Portugal no International Dance Festival Burgum na Holanda. Existe ainda um coro misto, um grupo de danças de salão, com aulas abertas também a não sócios.
A prática desportiva é outra das áreas muito procurada pelos sócios. Nos campos joga-se sobretudo ténis, futebol e pratica-se atletismo. Ao longo do ano os sócios participam em diversas provas e torneios desportivos, trazendo alguns troféus para casa.
In jornal de Notícias por Licinia Girão